Historial

Apesar de ser um projecto recente, com início em 2007, a Mizar conta com uma vasta experiência na realização das suas actividades, em especial os Campos de Férias e Viagens Escolares, fruto do trabalho desenvolvido pelos seus promotores, durante vários anos, em associações semelhantes e com bastante sucesso.

2007, no Douro

No nosso primeiro ano de actividade, funcionámos em Mesão Frio, no Douro, no Solar dos Albergaria. Neste primeiro ano, organizámos campos de férias e, paralelamente, tardes aventura para jovens locais. As nossas actividades não se limitaram aos típicos jogos de campos de férias, incluíram também conhecimento das gentes e costumes locais, visitando quintas de produtores de vinho, passeando no Douro, entre outros.

Solar dos Albergaria, Mesão Frio

No entanto, no final desse Verão, o solar deixou de estar disponível e a Mizar mudou-se para Fronteira.

2008 e 2009, Alto Alentejo

Em 2008 e 2009 estivemos em Fronteira, vila e sede de concelho do Alto Alentejo. As instalações eram a antiga escola do ciclo, no centro da vila, que estavam a ser utilizadas para alojamento de grupos. Adaptámos esta escola às nossas necessidades, com obras de recuperação da cozinha e refeitório, da sala de convívio / discoteca, dos balneários e quartos, assim como alguns arranjos exteriores...e muita pintura!

Nestes dois anos o crescimento foi superior a 40%, tendo recebido quase 50 escolas que nos procuraram para as suas Viagens Escolares e cerca de 500 crianças e jovens de Portugal (e também de outros países como Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, UK, ...) que participaram nos nossos Campos de Férias.

Fronteira provou ser um local muito interessante para as nossas actividades, pois é uma vila com um conjunto bastante completo de infra-estruturas (picadeiro, campo sintético de futebol, observatório astronómico, praia fluvial, piscinas públicas, ...), de locais naturais, e próxima de outras vilas de interesse, como Avis ou Alter do Chão.

Pavilhões da escola de Fronteira.

No entanto, as limitações funcionais e estéticas da escola, levaram-nos a procurar um novo espaço, que fosse bastante mais adequado ao tipo de actividades que desenvolvemos com as crianças e jovens, e que também possibilitasse a realização de actividades durante todo o ano e para participantes de todas as idades.

(Esta escola foi, entretanto, demolida e, no seu lugar, foi edificado o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, juntamente com um parque urbano.)

2010 e 2011, Tábua

Assim, encontrámos o Complexo Turístico da Pedra da Sé, em Tábua, o local ideal para a Mizar, o qual baptizámos de Mizar Village. Local natural, florestado, na encosta do Mondego, com 12 vivendas dispersas, piscina, bar discoteca, pavilhão, casa central rústica com refeitório e salas de reunião, trilhos, é um local perfeito para Campos de Férias. A todos os que nos visitaram este local maravilhou pela sua beleza natural e pela potencialidade para as actividades.

Envolvente natural de Tábua.

Neste espaço funcionámos desde Abril de 2010 até Setembro de 2011, altura em que, com muita pena, tivemos de o abandonar. A mudança fez-se, no entanto, para um local que nos permite colmatar as duas pechas do centro de Tábua: a capacidade de alojamento e o isolamento.

Agora, na Figueira da Foz

Em Outubro de 2011, a Mizar muda-se para a Figueira da Foz, mais concretamente para o Clube de Vale de Leão, onde instala a Mizar Village, sendo este um local com uma capacidade bastante superior à de Tábua (temos agora 25 vivendas), mais equipamento e possibilidade de actividades.

Embora perdendo um pouco da mística da natureza que a Pedra da Sé lhe conferia, estamos certos que a proximidade à cidade da Figueira da Foz, assim como a envolvência da Serra da Boa Viagem irão proporcionar a esta nova Mizar Village excelentes condições para o desenvolvimento dos nossos programas que, cada vez mais, se destinam não apenas a crianças e jovens, mas a participantes de todas as idades e, durante todo o ano.

Edifício principal e piscina, Figueira da Foz

Siga-nos!

Newsletters

Receber